ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3377
Título: A desistência da adoção e suas consequências jurídicas: uma análise acerca do cabimento das normas da responsabilidade civil
Autor(es): PEREIRA, Adriane Emmilly Rodrigues
FREIRE, Adrielly de Lima
OLIVEIRA, Maria Aparecida da Silva
Palavras-chave: Desistência de adoção
Filiação
Responsabilidade civil
Data do documento: 6-Jun-2022
Resumo: A presente pesquisa objetiva verificar o cabimento das normas da responsabilidade civil nos casos em que é identificada a presença do dano decorrente da desistência da adoção, fenômeno recorrente no âmbito da adoção. Pretende-se abordar o posicionamento jurisprudencial e doutrinário acerca desta temática, bem como verificar em qual fase do processo de adoção é possível haver a reparação. Para tanto, serão utilizadas como fontes, a pesquisa bibliográfica, documental e jurisprudencial. Ademais, a pesquisa será qualitativa e estruturada a partir da metodologia de estudo dedutiva, pois a partir da análise teórica já existente, buscou-se desenvolver um raciocínio lógico e crítico acerca da temática em questão. Trata-se de tema extremamente delicado e sensível, pois trata da vida e da expectativa de crianças e adolescentes que conhecem de perto a faceta do abandono e que, muitas vezes, acabam passando por essa experiência mais de uma vez e isto, sem dúvidas, afeta diretamente o psicológico daqueles, que anseiam por um dia obter o acolhimento e fazer parte de uma família.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3377
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Desistência de Adoção - Adriane, Adrielly e Maria Aparecida FINAL (1).pdf281,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.