ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/317
Título: Uma análise crítica à teoria do precedente judicial: a evolução e a aplicação do stare decisis no novo direito processual civil brasileiro
Autor(es): ALVES, Diogo de Alcântara
Palavras-chave: Precedente judicial
Novo código de processo civil
Stare decisis
Data do documento: 2-Jun-2016
Resumo: É de notório conhecimento a quantidade absurda de processos que circulam nos órgãos jurisdicionais brasileiro e, dada essa circunstância, mister se faz a implementação de mecanismos que busquem materializar os preceitos constitucionais de uma prestação jurisdicional célere e efetiva. Ante essa conjuntura, surgiu um novo Código de Processo Civil, o qual trouxe como uma de suas principais novidades a sistematização dos precedentes judiciais. Sendo assim, o presente trabalho terá por escopo a análise crítica desse instituto jurídico, desde sua evolução histórica no cenário jurídico nacional aos seus impactos no direito brasileiro com essas respectivas regulamentações trazidas pela Lei nº 13.105/2015. Portanto, será estudado a eficácia do stare decisis, como também, as formas de interpretação e superação de deste e, ainda, os métodos de identificação da ratio decidendi. Observar-se-á a evidente aproximação dos sistemas jurídicos common law e civil law; o hodierno instituto do Incidente de resolução de demandas repetitivas; e os efeitos dessa uniformização jurisprudencial com os seus pontos polêmicos. Por fim, ante a influência dessa uniformização, o trabalho em comento dará enfoque a uma discussão sobre um possível enrijecimento do direito e se tais mudanças materializarão os preceitos constitucionais da celeridade e efetividade da prestação jurisdicional frente a essa exacerbada quantidade processos que circulam nos tribunais do país.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/317
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DEPÓSITO.pdf668,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.