ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3094
Título: O impacto da reforma trabalhista na organização sindical brasileira: uma análise da representatividade dos sindicatos com o fim da contribuição sindical obrigatória
Autor(es): BARROS, Marília Gabriela Bezerra de
DUQUE, Sidartha dos Santos
SOUZA, Victor Sabino Leite
Palavras-chave: Reforma trabalhista
Representatividade sindical
Contribuição sindical
Impacto
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: Este artigo tem como objetivo principal analisar o impacto que ocorreu no quesito representatividade sindical para as classes trabalhadoras pós Reforma Trabalhista. No decorrer do presente, se faz uma breve explanação sobre a luta da classe trabalhista ao longo do tempo, que foi o estopim para o surgimento dos sindicatos no Brasil, que exerceu (e exerce) força representativa frente à luta por direitos de classe. O trabalho leva em consideração os resultados na diminuição da participação dos grupos de classe na contribuição sindical, após a referida reforma, destacando o seguinte: O fim da contribuição sindical compulsória advinda da lei n° 13.467/17, trouxe benefício ou retrocesso frente às relações trabalhistas? A presente problemática se justifica, pois, ao observar os impactos causados aos sindicatos, se constata que sofreram uma queda brusca no numerário de trabalhadores contribuintes e consequentemente sindicalizados, o que fez com que tivessem um forte abalo econômico e por consequência o fechamento de alguns sindicatos que não conseguiram manter suas atividades frente à falta de recursos financeiros. Destaca-se que os sindicatos em suma exercem função: representativa, negocial, assistencial, política e econômica. O presente trabalho busca conectar ideias e fatores para compreender suas causas e efeitos acerca dos impactos da reforma trabalhista frente aos sindicatos, que no contexto atual precisam se reinventar para atrair trabalhadores a se sindicalizar, para que possam se fortalecer financeiramente e exercer seu papel com plenitude e efetividade, assim sendo, haverá benefício para ambas às partes, ou seja, benefício para sindicatos e sindicalizados.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3094
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC pdf.pdf219,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.