ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3009
Título: A experiência dos sertanejos na luta pelos direitos fundamentais em canudos: um estudo sobre o direito de resistência no início da primeira república
Autor(es): ALVES, Iago Ávila Damasceno
Palavras-chave: Direito de revolução
Desobediência civil
Canudos
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: O presente trabalho visa realizar um sintético estudo a respeito do Arraial de Canudos, no período inicial da Primeira República, através da perspectiva do Direito de Resistência. Assim, não é o intuito deste trazer novidades historiográficas, mas abordar as contribuições jurídico-filosófica de autores essenciais sobre este instituto do direito, como John Locke, Henry Thoreau, Hannah Arendt, John Rawls e Noberto Bobbio (MONTEIRO, 2003) propiciando, desta maneira, uma correlação entre o referido momento histórico, enaltecendo o caráter crítico da ciência jurídica e o papel da resistência aos poderes constituídos, diante dos episódios paradigmáticos ocorridos em Canudos. Para tanto, temse como objetivo geral analisar se houve o exercício do Direito de Resistência na auto-organização canudense. Logo, são objetivos específicos: examinar a natureza jurídica do instituto do Direito de Resistência; contextualizar historicamente o Sertão durante a Primeira República no final do século XIX; e, por fim, avaliar a criação e o funcionamento da Fazenda de Canudos, nesta referida época. Portanto, trata-se de uma pesquisa exploratória, por levantar informações acerca do objeto de estudo, empregando a abordagem qualitativa, pois, são levados em consideração opiniões e fatos da literatura a respeito do tema, não ressaltando aspectos quantitativos (LAKATOS; MARCONI, 2003). De forma que, utilizou-se o método bibliográfico, por meio da coleta de dados a partir de livros e artigos científicos que abordem esta temática, bem como, o método de estudo de caso, tendo em vista que investiga o fenômeno de Canudos dentro de um determinado decurso temporal. É no seio dessa discussão que se encontram as representações rotineiras de Canudos, quais sejam, o “fanatismo religioso” ou a “rebeldia rudimentar”. Como resultado, foi possível reconhecer elementos do Direito de Resistência na logística comunitária do Arraial Baiano, afastando-se dos conceitos tradicionais de fanatismo ou rebeldia, demonstrando o que o exemplo do sertão nordestino tem a agregar às discussões contemporâneas que dizem respeito ao instituto da Resistência.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/3009
Aparece nas coleções:TCC - Direito



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.