ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2998
Título: Encarceramento feminino: uma análise da inserção feminina no sistema penitenciário em decorrência da subordinação aos seus parceiros presos
Autor(es): SILVA, Beatriz Batista da
SANTOS, Camila Naiara Bezerra
QUEIROZ, Kauany Ranniely Barbosa
Palavras-chave: Subordinação
Encarceramento feminino
Sistema carcerário brasileiro
Sistema penal
Gênero
Data do documento: 2-Set-2021
Resumo: O presente estudo pretende analisar a condição da mulher perante o sistema penal, sendo consequência do envolvimento emocional com seus parceiros presos, indicando a subordinação aos homens, como fatores influentes para esse encarceramento. Investigando a respeito da relação entre as mulheres encarceradas e o sistema punitivo brasileiro, além do descrédito provocado pelo cárcere, sendo elas totalmente excluídas e discriminadas em uma sociedade de padrões masculinos. Faz necessário a observância do aspecto social, onde o número de mulheres encarceradas vem crescendo de forma vertiginosa. A entrada de mulheres em atividades ilícitas é apresentada como subordinada à atividade dos homens nessas mesmas atuações. Tudo que foi explanado, é consequência da falta de políticas públicas para orientar essas mulheres que sofrem violência psicológica, e acabam sendo influenciadas por esses parceiros criminosos. Todas as questões apresentadas são consequência do patriarcado, do machismo e do preconceito com o gênero feminino. Mulheres que se relacionam com homens criminosos, são consequentemente inseridas no mundo do crime, e acabam sendo presas por esse sistema punitivo e nada ressocializador, ficando anos em penitenciárias feitas por homens e para homens. Sem nenhum tipo de cuidado com a saúde feminina, ficando longe do mínimo respeito à dignidade humana, e acabam sendo abandonadas pelas famílias e esquecidas pela sociedade.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2998
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Beatriz Camila Kauany (Depósito Final 2021).pdf771,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.