ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2979
Título: As cicatrizes do sistema: uma reflexão sobre as dificuldades de reinserção social das mulheres egressas do sistema prisional
Autor(es): RODRIGUES, Ana Luísa Almeida
SANTOS, Deisy Simony Dourado
SILVA FILHO, José Maurício da
Palavras-chave: Mulheres
Reinserção
Criminalidade feminina
Data do documento: 6-Set-2021
Resumo: Observa-se um crescente aumento no número de mulheres que estão em situação de cárcere, alguns fatores agravam esse aumento. Essas mulheres são inseridas em um sistema prisional que não foi planejado para elas, daí decorre diversos problemas que irão refletir diretamente em sua vida social. Durante esse período em que se encontram encarceradas, as detentas passam por todo tipo de privação enquanto estão cumprindo sua pena, muitas vezes ficam ociosas e se deparam com uma realidade e cicatrizes imensuráveis, como se reinserir na sociedade, sendo esse um de seus maiores desafios. Esse será o principal objetivo do trabalho, o qual se destina a identificar alguns dos desafios que essas detentas enfrentam quando saem do sistema prisional, observando, também o processo de ressocialização dessas e algumas etapas que deveriam ser implementadas para alcançar esse objetivo. A pesquisa se encaixa no tipo descritivo, tendo como base o registro as dificuldades quanto à reintegração social, utilizou-se a técnica de pesquisa de campo em conjunto ao estudo de caso. Ao término do trabalho, verificou-se a omissão na implantação de serviços relacionados a reeducação social e a falta de políticas que enfrente o preconceito que vitimiza as mulheres egressas do sistema penitenciário o que acaba colaborando para reincidência das mesmas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2979
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL .pdf309,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.