ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2926
Título: Síndrome do excesso de treinamento (overtraining) em atletas: uma revisão narrativa
Autor(es): SILVA, Elvis Brayttner Amorim
GOMINHO, Gustavo Frutuoso Ferraz
SILVA, Jefferson Rodolfo Gomes de Lima
Palavras-chave: Overtraining
Atletas
Exercício físico
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Diante das altas prevalências da síndrome do excesso de treinamento (overtraining) no alto rendimento, torna-se importante compreender melhor esse fenômeno a fim de proteger e aperfeiçoar os aspectos físicos e psicológicos do atleta. Assim sendo, o objetivo do presente estudo é descrever as principais características da síndrome do excesso de treinamento (overtraining) em atletas de alto rendimento através de uma revisão narrativa da literatura. E para tal, foram utilizadas as bases de dados eletrônicos Lilacs (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e Scielo (Scientific Electronic Library Online), além do portal de busca Google Scholar. Após a aplicação dos critérios de elegibilidade chegou-se a um total de 7 artigos incluídos. Desses 661 participantes compuseram a amostra dos estudos, sendo 54,16% pertencentes ao sexo masculino e 45,83% ao sexo feminino. Os artigos apontaram que baixos níveis de humor e de déficit de atenção podem se tornar sintomas do Overtraining nos atletas avaliados, sendo a lesão um dos principais sinais desse quadro. Já no que tange a prevenção do excesso do treinamento, a correta modulação das variáveis de tempo de descanso, de intensidade e de volume, foram as mais citadas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2926
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1- SÍNDROME DO EXCESSO DE TREINAMENTO (OVERTRAINING) EM ATLETAS UMA REVISÃO NARRATIVA.pdf410,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.