ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2902
Título: A influência de disfunções da articulação temporomandibulares na força muscular dos membros superiores
Autor(es): LINS, Maria Letícia Patriota de Novaes
SILVA, Leandra Mirelly Aires da
QUEIROZ, Breno Frederico Ludovico de
LIBERALINO, Eurico Solian Torres
OLIVEIRA, Belisa Duarte Ribeiro de
Palavras-chave: Síndrome da disfunção da articulação temporomandibular
Força muscular
Manipulações musculoesqueléticas
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: A articulação temporomandibular (ATM) é suscetível à condições desfavoráveis, uma vez que necessita acomodar adaptações oclusais, musculares e cervicais levando à desequilíbrios, denominados de disfunção temporomandibular (DTM). Os músculos do pescoço e da face fazem parte do grupo principal de estabilizadores da postura corporal e estão associados diretamente com a ATM. Por esse motivo, alterações na coluna cervical podem gerar complicações na ATM, bem como o inverso também será verdadeiro. Objetivo: Analisar a relação entre alterações na articulação temporomandibular e a interferência desse fator na força muscular dos membros superiores. Métodos: A amostra foi composta por trinta e dois acadêmicos, de ambos os gêneros, com idades entre dezoito e trinta anos. Foram utilizados os instrumentos de medida em apenas um momento da intervenção: Índice de disfunção clínica craniomandibular de Helkimo e o Índice Anamnésico de Fonseca. Por fim, foi realizado teste de força muscular sem e com suporte oclusal através de hastes produzidas em madeira em diferentes graus de oclusão. Resultados: Os dados foram analisados através do teste T student, sendo observado um aumento de força muscular, durante a realização da segunda e terceira intervenção com duas e três hastes respectivamente com um grande aumento na segunda intervenção com a haste de madeira de 4mm, visto que não há nenhuma associação com o gênero e idade do participante. Conclusão: Os dados desta pesquisa indicam que pessoas com disfunções na ATM podem apresentar diminuição de força muscular dos membros superiores (MMSS) com o presença deste distúrbio, e com o ajustes oclusais irão apresentar um ganho significativo de força muscular, ressaltando a importância da visão holística sobre as condições patológicas, assim como ressalta a importância da atuação do fisioterapeuta junto da equipe multidisciplinar nos problemas que acometem a articulação temporomandibular.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2902
Aparece nas coleções:TCC - Fisioterapia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A influência de disfunções da articulação temporomandibulares na força muscular dos membros superiores.pdf161,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.