ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2846
Título: A influência da religião na ressocialização dos apenados: análise de métodos e a carência de diversidade de religiões
Autor(es): ROCHA, Letícia V. Fonseca
MELO, Millena Florêncio de Barros
Palavras-chave: Reincidência
Aprisionado
Assistência Religiosa
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O presente artigo objetiva perquirir uma investigação sobre a influência que a religião tem na ressocialização do apenado. Essa assistência religiosa nas unidades prisionais tem base legal garantida pela Constituição Federal de 1988, também pela Lei de Execuções Penais n° 7210/84, ressalta-se a importância que essa assistência religiosa tem nas unidades prisionais pois diante do caos que se encontra o sistema penitenciário brasileiro a religião é o refúgio que podem buscar no momento que estão vivendo, para eficácia dessa assistência, que mesmo não dominante é muito eficaz, o estado e as entidades religiosas devem caminhar em conjunto, que para uma melhor estruturação e aplicação dessa assistência que mesmo não sendo tão dominante se bem aplicada for é muito eficaz. A lei menciona que a religião é direito do apenado, porém ele não é obrigado, tendo ele o livre arbítrio de envolver-se ou não nesses trabalhos desenvolvidos nas penitenciárias. É perceptível que a religião católica e evangélica tem um maior índice de frequência nesses trabalhos, porém não podemos deixar de ressaltar a importâncias das religiões afrodescendentes, espírita, crenças indígenas que também praticam este trabalho mesmo que não tão ativamente quanto outras religiões. Explanaremos sobre os métodos de trabalho da APAC e a pastoral carcerária, que em ambos são formados por voluntários, que se dedicam a esse trabalho. Para que alcançar os objetivos pretendidos para essa pesquisa, foram utilizados instrumentos metodológicos como, artigos científicos, levantamento de dados e revisão de literatura. Ainda que o tema abordado seja recorrente, poucas são as fontes de pesquisa acerca dele.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2846
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ENVIAR.pdf497,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.