ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2807
Título: Guarda compartilhada: Impactos diretamente relacionados à não participação da equipe multiprofissional, individualização e ausência de segmento em sua aplicabilidade prática a nível nacional
Autor(es): PEDROSA FILHO, Fernando Gonçalves
Palavras-chave: Poder familiar
Guarda compartilhada
Filhos
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O presente artigo visa demonstrar através de estudos bibliográficos e jurisprudenciais que o Ordenamento Jurídico Brasileiro adotou a imposição da guarda compartilhada como regra o que pode, em alguns casos, prejudicar os filhos. No desenvolver do artigo, será demonstrada a evolução da estrutura familiar ao longo dos anos, seu percurso pelo patriarcalismo, sistema no qual o genitor era detentor de todo pátrio poder e a mãe não podia opinar quando a educação dos seus próprios filhos, até os dias atuais quando o pátrio poder passou a ser denominado poder familiar e exercido por ambos os pais. Por necessário, aborda-se pontos específicos acerca do novo poder familiar, demonstrando os direitos e deveres decorrentes dele e as causas que levam os genitores a perder esse poder sobre os filhos. Outro ponto importante a ser destacado que engloba o início da discussão no artigo é a guarda compartilhada. A aplicação da guarda compartilhada nos casos de divórcio ou litígio entre os pais acerca dos filhos se tornou uma espécie de regra para o Juiz, porém, será explicado que esse instituto, em algumas situações, pode não ser adequado para o menor e, se aplicado, traz consequências que podem ser físicas ou psicológicas. O ponto de maior discussão é que após a instituição dessa modalidade de guarda, não há órgãos fiscalizadores para investigar se o menor está recebendo os devidos cuidado que são direitos garantidos pela lei, assim como não há um acompanhamento por parte dos órgãos intitulados de proteção da criança e do adolescente.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2807
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDO-tcc-final1.pdf632,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.