ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2785
Título: A ressocialização dos presos e suas dificuldades: a precariedade dentro do sistema prisional dificultando a ressocialização do indivíduo e sua reintegração na sociedade.
Autor(es): LACERDA, Rebeca Souza
Palavras-chave: Ressocialização
Detentos
Dificuldade
Omissão do estado
Retorno a sociedade
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mostrar como é falho e dificultoso o sistema carcerário brasileiro em relação a ressocialização dos presos, que deveria ter como propósito a reinserção do preso condenado ou provisório na sociedade, na qual pertencia, para que após sua saída tenha oportunidade de dar continuidade em sua vida, de uma forma digna, não tendo a necessidade de precisar voltar à criminalidade e consequentemente precisar retornar ao sistema carcerário. Onde será enfatizando as diversas dificuldades enfrentadas pelos detentos no dia a dia durante o período que irá precisar ficar recluso, os deixando em uma situação de extrema calamidade. A superlotação carcerária, a precariedade mediante a falta de higiene e organização e a violência que existe dentro dos presídios, são exemplos de alguns dos problemas que é encontrado diversas vezes nas prisões, devido à falta da criação de políticas públicas, como por exemplo a aplicação de estudos e o estímulo a prática do trabalho, e a constante omissão do Estado em ajudar. A utilização da educação e trabalho como medida ressocializadora é de grande importância, pois além de ajudar o encarcerado a ocupar seu tempo, também irá contribuir de forma positiva na vida do preso após sua saída, pois ao procurar algum emprego terá conhecimento em algumas áreas lhe dando uma possibilidade maior de conseguir ser contratado. Mediante as dificuldades que os detentos passam, se torna impossível ter uma ressocialização boa e eficaz, indo contra a pena privativa de liberdade, pois a mesma além de punir tem o papel de ressocializar tornando e preparando o indivíduo um ser humano melhor para voltar a viver em sociedade.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2785
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC.pdf523,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.