ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2675
Título: Justiça de transição e a falha nos eixos memória e verdade: uma pesquisa de campo na cidade de Taquaritinga do Norte – PE
Autor(es): FARIAS, Anna Beatriz França de
Palavras-chave: Justiça de transição
Direitos humanos
Pesquisa de campo
Data do documento: 2-Set-2020
Resumo: O presente artigo tem como objeto de estudo a falha nos eixos memória e verdade no processo transicional do Brasil vivenciado a partir do final da década de 1970 sendo realizada uma pesquisa de campo de opinião pública para analisar o conhecimento da população do município de Taquaritinga do Norte no interior de Pernambuco acerca do assunto. Foram objetivo geral: verificar, através da análise de textos e também de pesquisa de campo, a percepção da população quanto a ditadura militar e como isso influenciou para uma nova onda de apoio a este regime autoritário e a marginalização dos direitos humanos. Foram objetivos específicos: 1. Aprofundar o conceito de Justiça de Transição quanto ao período ditatorial no País, entendendo a falha em seus eixos Memória e Verdade; 2. Analisar textos, pesquisas e casos que comprovem que a ignorância e o descaso do povo brasileiro quanto a própria história prejudica a própria população no que diz respeito à marginalização dos Direitos Humanos e na intervenção por parte do Estado em Liberdades Pessoais; 3. Defender, com base nesses estudos, o ativismo da coletividade frente à assuntos que ocorreram nas décadas de 1960 a 1980 ainda mantidos em sigilo, para que se crie uma consciência nacional quanto a importância da democracia, dos direitos humanos e da Constituição. Foram utilizados dois tipos de pesquisas, a pesquisa bibliográfica, onde foram explanados os conceitos de justiça de transição e seus eixos, traçando também uma linha histórica até o cenário político atual. A pesquisa de campo, de opinião pública, acerca do assunto abrangeu cerca de 220 pessoas sobre o assunto, chegando ao seguinte resultado: não resta dúvidas que há falhas no processo transicional brasileiro, principalmente no que concerne aos eixo citados, fazendo com que a população seja carente de informações para que possam, de forma consciente, emitir alguma opinião sobre sua própria história. Sendo assim, é necessário o compromisso em procurar investigar os documentos e informações que ainda estão sob égide do Estado e investir em políticas públicas que direcionem a população, em toda sua totalidade, a ter conhecimento de todos os acontecimentos da época, deixando claro que a história é importante para a formação de uma sociedade, principalmente uma que deseja se perpetuar.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2675
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL PDF 1.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.