ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2478
Título: A responsabilidade civil do advogado: Ponderação da responsabilidade civil imputada ao advogado em razão de não recorrer da decisão judicial desfavorável ao cliente.
Autor(es): VIEIRA, Ytallo Nunes
Palavras-chave: Advogado
Profissional liberal
Responsabilidade civil
Indenização
Perda de uma chance
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: Este trabalho cientifico busca analisar, por meio de uma pesquisa documental e fazendo uso de dados para fundamentar a relevância desse tema, até onde é possível imputar ao advogado, este como profissional liberal, as consequências da responsabilidade civil pela perda de uma chance. Onde o mesmo tem seu conceito amparado pela nossa Carta Magna de 88, assim como tem o seu estatuto próprio, o qual elenca seus deveres e obrigações além de orientações éticas para o exercício de sua função. Após restar esclarecido a função social do advogado, sendo ele parte essencial para o bom funcionamento e garantia da boa justiça no estado democrático de direito, passamos a expor questões relevantes quanto às possibilidades de imputar-lhe a responsabilidade civil em decorrência da perda de uma chance na hipótese da não recorrência de uma decisão judicial, onde a cerca deste instituto, o magistrado além de observar a presença dos elementos formadores da responsabilidade civil, deve realizar uma analise profunda quanto ao cliente ter realmente perdido alguma chance, ou seja, deve haver uma possibilidade razoável quanto a sua chance supostamente perdida, e assim o dano por ele sofrido, devendo ser observadas também a conveniência do recurso, e uma possível decisão já pacífica naquele juízo.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2478
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PROJETO - TCC - YTALLO.pdf356,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.