ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2407
Título: Violência contra a mulher e racismo no Brasil: reflexão sobre os aspectos sociais da violência contra as mulheres negras
Autor(es): SILVA, Andrielle Karla da
Palavras-chave: Mulher negra
Racismo
Feminicídio
Violência
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho aborda o tema sobre a violência contra as mulheres negras no Brasil. Tem por objetivo analisar quais os aspectos e repercussões jurídicas que corroboram para manutenção da mulher no ciclo de violência e sua relação com racismo. Onde será importante adentrar no assunto que se faz necessário conhecer um pouco do contexto sócio histórico racial, e um levantamento sobre as consequências da desigualdade dentro da sociedade que se agrava quando a questão de gênero se combina com o dilema racial. Com intuito de abordar a raiz dos problemas, que originou a necessidade de criar leis específicas para proteger as mulheres das violências. E suas possíveis causas que podem ser referentes a fatores sociais, religiosos, econômicos ou culturais de uma sociedade ainda tão patriarcal com expressões machistas. Analisando-se a grandes taxas do índice de feminicídio baseado no mapa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada que traz dados alarmantes e estudos da violência de mulheres negras com comparativos a mulheres brancas. Por fim, o intuito deste trabalho é alertar e evidenciar essa realidade existente, pois não se tratar de uma luta pela igualdade de raça e gênero, e sim, uma disparidade de morte de vítimas vulneráveis selecionada pela sua cor da pele, com números altíssimos, mas ainda assim ignorado, ou tratado com descaso pelo Estado, mídia e pela sociedade. A metodologia desta pesquisa terá uma abordagem qualitativa e também quantitativa. Fundamentando-se, no mapa do IPEA, e na construção normativa, doutrinária, da legislação penal, constitucional com ênfase na violência de gênero com a discriminação racial.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2407
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Andrielle Karla da Silva.pdf405,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.