ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2406
Título: Facções criminosas nos presídios brasileiros: dificuldades de enfrentamento ao crime organizado pelo estado brasileiro
Autor(es): SOUZA, André Torres de
Palavras-chave: Sistema prisional brasileiro
Organizações criminosas
Penitenciárias
Facções criminosas
Estado
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Atualmente a atuação das facções criminosas nas penitenciárias do Brasil ganhou notoriedade com as constantes rebeliões, nesse sentido o Estado brasileiro apresenta uma dificuldade profunda para solucionar tal problemática. As organizações criminosas estão presentes cada vez mais, chegando a se espalhar por todo os estados brasileiros. Este artigo aborda as organizações criminosas dentro do sistema prisional brasileiro. Contemplando as principais facções criminosas existentes e suas ramificações. O objetivo principal deste artigo é apresentar a dificuldade enfrentada pelo Estado em combater as organizações criminosas que agem dentro e fora do sistema prisional do país e apresentar de maneira ampla como essas organizações surgiram, bem como o funcionamento da sua hierarquia. Para tanto utilizou-se como fundamento livros e artigos de diversos autores, e documentos disponíveis eletronicamente. Assim, a metodologia utilizada neste estudo é uma pesquisa bibliográfica do tipo exploratória. Tratar o impacto que as organizações criminosas causam no sistema prisional é de suma importância, possibilitando uma análise dos problemas dentro das penitenciárias, como dos motivos que levam as facções criminosas transformarem o caos dentro e fora do Sistema Prisional, o que justifica a escolha do tema. Os resultados obtidos apontam que o Estado não consegue combater de forma eficaz o crime organizado pelo fato em que o próprio Estado falha ao deixar lacunas e as facções criminosas aproveitam-se dessa omissão para se fortalecer.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2406
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - André Torres de Souza.pdf351,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.