ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2404
Título: Policiais militares: seres humanos ou máquinas a serviço da segurança pública? Uma análise do policial militar enquanto vítima da violência.
Autor(es): SANTOS, Randson Silva
Palavras-chave: Violência
Intervenção policial
Estatísticas de mortes violentas
Morte de policiais
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: A pesquisa se propõe a expor o problema da violência no Brasil, as dificuldades da Polícia Militar brasileira e seu papel na democracia, assim como o risco da atividade policial que tem levado inúmeros agentes a perderem a própria vida pelo simples fato de serem policiais, o que infelizmente tem sido pouco abordado ou quase sempre pouco valorizado pela sociedade, imprensa ou mesmo pelos pesquisadores do tema da segurança pública. A morte de policiais é um tema de suma importância no debate acerca da segurança pública. Para desenvolver esse ensaio, foram analisados dados estatísticos oficiais sobre mortes de policiais, opiniões de autores especializados na área de segurança pública, textos qualificados e livros sobre o tema da violência. De um modo geral, demonstra-se nesse trabalho que a imagem da polícia é frequentemente distorcida, pois acaba ganhando notoriedade por intermédio da imprensa apenas quando se verificam situações de má conduta de poucos agentes. Apresentam-se aqui os riscos da profissão policial e como há diferenças entre números absolutos e percentuais relativos às informações que se têm sobre o tema, concluindo-se que a probabilidade de um policial ser morto no nosso país é altíssima. Por fim, deduz-se que a mortandade de policiais é um fato real, delicado e grave, cujos dados mostram que a polícia brasileira sofre com altos índices de assassinatos, suicídios e outras ações violentas que precisam ser enfrentadas de forma mais eficiente pelo Estado e pela sociedade.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2404
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Randson Silva Santos.pdf450,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.