ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2395
Título: Organizações criminosas transnacionais: a contribuição das off-shores para a lavagem de capitais e o papel dos acordos de cooperação internacionais no enfrentamento a esta prática
Autor(es): SILVA, Hayalla Marcela Pontes da
Palavras-chave: Crime organizado transnacional
Lavagem de dinheiro
Acordos de cooperação internacional
Paraísos fiscais
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O crime organizado transnacional é considerado uma das maiores ameaças à segurança do mundo moderno, abrangendo diferentes atividades ilícitas, dentre elas, a lavagem de capitais que é facilitada com o apoio das off-shores e que, por ano, lavam centenas de bilhões de dólares, deixando sua mancha nas instituições governamentais e privadas e contando com a atuação de membros do Poder Público, tendo como único propósito o enriquecimento rápido e ilícito. Nesta conjuntura fica evidente a necessidade de uma legislação robusta para o acautelamento da comunidade internacional frente às organizações criminosas. Assim, o presente artigo tem por escopo analisar os principais acordos de cooperação internacional no combate ao crime de lavagem de dinheiro, bem como demonstrar a eficácia ou não desses acordos. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, onde foram usadas técnicas de análise de documentos que constituíram na pesquisa, seleção e análise da legislação, doutrina, jurisprudência, artigos e relatórios de órgãos responsáveis pelo combate a crimes financeiros. Os resultados alcançados, levam-nos a afirmar que os acordos de cooperação internacional no combate a crimes financeiros, não só são eficazes, como também são cruciais para garantir a segurança do território e da economia do país. Por fim concluiu-se que as organizações criminosas transnacionais que cometem o delito de lavagem de dinheiro vão muito além de ser apenas um caso de polícia ou muito menos um problema de interesse do governo, mas sim, uma prática delituosa que está vinculada principalmente pela mobilização da sociedade para repudiar as drogas, à corrupção e à sonegação fiscal e, em especial, a fiscalização do correto emprego da aplicação dos recursos públicos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2395
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC DEPÓSITO FINAL.pdf228,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.