ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2356
Título: Perfil de sensibilidade e resistência de bactérias gram positivas em infecção de tecido e partes moles em hospital no agreste pernambucano
Autor(es): LIMA FILHO, Antônio Ferreira de
CAVALCANTI, Jamyly Maria Bezerra
OLIVEIRA, José Sebastião Thiego de
Palavras-chave: Infecção hospitalar
Antibiograma
Feridas
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: Dentre os variados sítios anatômicos com suspeita de infecção hospitalar, é crescente a incidência dos casos de acometimento de pele e partes moles. Este problema se agrava diante da resistência microbiana, que é um desafio que persiste ao longo dos anos, com uso, muitas vezes, indiscriminado de antimicrobianos, sem um acompanhamento direcionado e adequado de um profissional. Objetivo: Traçar o perfil de sensibilidade e resistência antimicrobiana de bactérias Gram positivas isoladas em infecções de pele e tecidos moles em hospital de referência em trauma no agreste pernambucano. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, exploratório, descritivo e transversal, a partir de bases de dados laboratoriais, onde foram analisados os registros de bactérias Gram positivas em feridas e tecidos moles. Resultados: A bactéria mais prevalente em infecção de tecido e partes moles no hospital em estudo foi Staphylococcus aureus (61,1%), apresentando-se com o seguinte perfil de sensibilidade e resistência: 16,0% de resistência contra Clindamicina, 22% de sensibilidade à Linezolida . Conclusão: As três bactérias mais isoladas foram: Staphylococcus aureus, Staphylococcus coagulase negativa e Streptococcus spp., evidenciando a importância do monitoramento do perfil de sensibilidade e resistência para o melhor direcionamento do controle da infecção e correta administração dos antibióticos em hospitais, como uma forma de contribuir na diminuição dos índices de resistência bacteriana.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2356
Aparece nas coleções:TCC - Biomedicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_Final_NTCC_APROVADO.pdf136,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.