ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2310
Título: Justiça de transição ineficiente e seus reflexos na herança dos discursos contrários aos direitos humanos no Brasil
Autor(es): LIMA, José Helenilson da Silva
Palavras-chave: Justiça de transição
Direito à verdade
Ditadura militar
Democracia
Direitos humanos
Data do documento: 5-Jun-2019
Resumo: O trabalho objetiva aprofundar a temática da justiça transicional no Brasil, analisando a forma com a qual fora posta em prática. Trançando dessa forma paralelos com a temática da justiça de transição de forma geral, em uso de referente pesquisa bibliográfica na área de Direitos Humanos e Ciência Política. O tipo de pesquisa será descritivo, e posto em prática sob método indutivo, uma vez que lança mão a possíveis hipóteses sob as quais se mantém a problemática em questão, contará em sua abordagem com a pesquisa bibliográfica acerca dos fatos e conceitos descritos, incluindo a análise de discursos proferidos por personalidades que se mostraram relevantes na manutenção da propaganda autoritarista do autoritarismo no período democrático, obtidas de plataformas digitais, jornais de grande circulação e fontes doutrinárias. Dada a abordagem transicional de nosso país, buscaremos indicar conceituações e práticas observadas durante a ditadura militar, atribuídas a atores chave no processo ditatorial do país, com as quais dialogava com a manutenção do regime militar imputando-lhes consequências na desvalorização e no desentendimento sob o qual ainda se encontram os direitos humanos no país. O trabalho conclui que a ausência de um processo transicional efetivo é elemento motivador da manutenção de tais opiniões, adentrando no elemento verdade como principal ponto chave para a efetivação de uma consciência nacional sobre as inúmeras deturpações ideológicas criadas no período ditatorial, buscando de tal maneira aprofundar os estudos em torno da justiça de transição no país possibilitando novos conhecimentos à fim de se evitar a reincidência dos horrores do passado.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2310
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC HELENILSON .pdf745,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.