ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2302
Título: Assaltos a transportadoras de valores e carros-forte: a dinâmica das organizações criminosas nesse tipo de crime
Autor(es): PEREIRA, Rayanne Gabrielle de Moura
Palavras-chave: Organização criminosa
Lucro
Transportadoras de valores
Segurança pública
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: O trabalho busca verificar o que o Direito Penal atualmente compreende como organização criminosa. Para tanto, apresentam-se suas elementares constitutivas e delinea-se o modus operandi de seus agentes a partir da perspectiva de uma empresa privada que possui ligações diretas com o Poder Público. É fato incontroverso que as investidas das organizações criminosas visam sempre o maior lucro possível, com a redução máxima dos riscos, por isso, a ligação com o Poder Público é essencial para garantir a impunidade do delito. Destaca-se também, que o processo de globalização foi uma alavanca para a expansão dessa modalidade criminosa. O crescimento da violência, a diversificação da criminalidade e a insuficiência dos mecanismos de segurança pública fazem crescer alternativas por meio da segurança privada. Ocorre que constantemente noticiam-se nos jornais assaltos contra carros-fortes e empresas transportadoras de valores. Esses ataques são cometidos por organizações criminosas altamente preparadas, com armamento de última geração, muitas vezes de uso exclusivo do Exército Brasileiro ou mesmo de uso proibido no Brasil. Como ilustração à problemática abordada no presente artigo, foi mencionado o caso da Empresa de Segurança a Transporte de Valores – BRINKS, o qual mostra como as empresas se tornaram alvos comuns desse tipo de criminalidade. Esses ataques acabam por interferir até mesmo na ordem econômica, já que demandam uma atuação conjunta das empresas e do Estado, especialmente por meio da inteligência e de políticas públicas que se prestem a prevenir e controlar manifestações desse tipo de criminalidade organizada.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2302
Aparece nas coleções:TCC - Direito



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.