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Título: A hipervulnerabilidade do idoso nas relações de consumo
Autor(es): ARAÚJO, Marise Silva
Palavras-chave: Idoso
Relações de consumo
Hipervulnerabilidade
Código de defesa do consumidor
Estatuto do idoso
Data do documento: 7-Jun-2019
Resumo: Este trabalho apresenta uma visão acerca das relações de consumo, com enfoque nas que possuem como consumidor a pessoa do idoso, englobando a temática mediante o ponto de vista de sua hipervulnerabilidade. Foi abordado a partir de uma constatação de quem é o provecto em sociedade, a projeção notória desta faixa da população e como se dá a sua relação no meio consumerista, além de uma análise acerca dos diplomas que regem tanto os direitos e deveres dos idosos quanto os dos consumidores. A população idosa aumenta significativamente e o paradoxo nessa realidade é que o suporte para essa nova condição não evolui com a mesma velocidade. Diante disso, vê-se necessária a preocupação com esse novo e crescente perfil populacional, gerando a necessidade de novas discussões e estudos com o objetivo de subsidiar o desenvolvimento de políticas e programas com suporte às peculiaridades advindas com o processo do envelhecimento. Foi utilizada a metodologia explicativa, pois enfocou conceitos, análises e exemplos de outros autores, procurando identificar os fatores que contribuem para a constante cautela que se deve ter em se tratando da condução das relações de consumo protagonizadas por pessoas idosas. O presente artigo tem como objetivo promover o desenvolvimento especializado de uma abordagem nova e compreensiva com os consumidores idosos, cuidando para que a sua hipervulnerabilidade seja evidenciada e preservada e as suas deficiências física, psíquica e social sejam tratadas da maneira cuidadosa que se espera.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2294
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