ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2251
Título: Arena Pernambuco e a instituição de uma cidade de exceção: uma análise crítica a partir das desapropriações para a copa do mundo de 2014
Autor(es): CABRAL, Gabriela Lemos Campos
Palavras-chave: Copa do mundo de 2014
Arena Pernambuco
Desapropriação
Cidade de exceção
Data do documento: 4-Jun-2019
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a instituição de uma cidade de exceção frente às ações de desapropriações praticadas pelo Estado de Pernambuco para a construção da Arena Pernambuco. Problematizando o tema, busca-se inicialmente relatar como o Brasil foi escolhido para sediar o megaevento esportivo da Copa do Mundo de 2014; procedendo-se a uma abordagem sobre as perspectivas que envolviam a realização do evento e todo o projeto idealizado para a construção da Arena Pernambuco que ocasionou uma série de desapropriações. Nessa conjectura, enfoca-se o artigo na relativização do direito à moradia frente às restrições provocadas pelo processo expropriatório que levou a remoção de centenas de famílias de suas residências. Logo em seguida, o trabalho põe em pratica o objetivo principal da pesquisa - o processo expropriatório regido de forma irregular pelo governo de Pernambuco, que relativizou as normas jurídicas em detrimento de um bem público ilusório - a chamada cidade de exceção. A pesquisa utilizou o método hipotético dedutivo que permite a discussão do tema partindo-se de uma hipótese inicial para um resultado final que valida todo o processo de estudo realizado durante a pesquisa. Sendo assim o resultado obtido foi a mudança de percepção sobre evento esportivo da Copa do Mundo de 2014; uma vez que tal pesquisa permite um conhecimento aprofundado sobre alguns acontecimentos particulares da Copa do Mundo no Estado de Pernambuco que evidenciarão questões ocultas para boa parte da população que vivenciou o megaevento. O artigo proporciona uma visão crítica sobre o megaevento a partir de uma situação específica de desapropriações irregulares - sem a observância das normas jurídicas - de centenas de famílias. Levando-se a conclusão que a relativização do ordenamento jurídico na realização de tais eventos é uma característica fundamental para a criação da chamada cidade de exceção.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2251
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - GABRIELA LEMOS CAMPOS CABRAL.pdf974,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.