ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2248
Título: As três fases do pacto pela vida: uma análise administrativa e política sobre a violência no estado de Pernambuco
Autor(es): SOBRAL, Matheus Sousa de
Palavras-chave: Política pública
Gestão pública
Pacto pela vida
CVLI
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: O presente artigo propõe analisar o Pacto pela Vida, política pública de segurança do estado de Pernambuco. Foi criada no ano de 2007 pelo professor José Luiz Ratton, com o objetivo de redução dos elevados índices de violência que o estado enfrentava. Iniciamos com uma análise teórica da evolução da gestão pública no Brasil, diferenciando todos os seus desdobramentos até chegar-se ao modelo atual, o modelo gerencial. Posteriormente analisamos conceitos de política pública; como se dar a sua elaboração e a forma de execução. Alicerçado nas teorias já citadas, fizemos uma análise inicial dos resultados de violência obtidos no Brasil, comparando-a, assim, com os resultados alcançados pelo Pacto pela Vida desde a sua implantação, o que nos permitiu perceber três momentos distintos. O primeiro, caracterizado pela estabilização das taxas, o segundo, pela diminuição dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), e por fim, o terceiro, onde se constata um aumento considerável da violência no estado. No segundo momento, fizemos uma análise espacial da concentração de CVLI por município do estado de Pernambuco, através do teste estatístico LISA (Local indicators of Spatial Association), podendo assim concluir que houve uma mudança no padrão espacial de violência do estado, que antes se concentrava na mata sul e região metropolitana, passando a desenvolver clusters (aglomerado) de violência também no agreste pernambucano. Seguindo a análise dos dados disponibilizados pela Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, observou-se o perfil dos crimes cometidos no Estado. A metodologia de pesquisa utilizada no trabalho foi a quali-quantitativa. Por fim constatou-se que uma política pública pode sofrer diversas modificações nos seus resultados frente à problemas como a gestão pública.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2248
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo TCC.pdf564,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.