ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2244
Título: A mediação e conciliação como métodos adequados de solução de conlfitos e meios de reestabelecer relações interpessoais
Autor(es): VILELA, Vitória Fernanda Neto
Palavras-chave: Mediação
Conciliação
Celeridade
Processo Judicial
Elo afetivo
Data do documento: 5-Jun-2019
Resumo: Muitos dos litígios que são levados ao Judiciário antes mesmo de uma tentativa consensual de solução acaba sobrecarregando o Poder Judiciário. A mediação e conciliação além de métodos adequados de solução de conflitos, são vistos de forma mais célere e eficaz, regidos pelas leis 13.140/2015 e 9.099/1995 respectivamente. Além da morosidade do processo judicial, muitos dos elos que antes existiam entre as partes acaba sendo posto em risco, ou até mesmo rompidos, tendo em vista que cada parte busca alcançar a sua vontade diante a demanda, utilizando todas as formas para alcançar o êxito. Através dos meios consensuais de solução de conflitos, é possível um diálogo entre as partes, assim, findando qualquer questão que possa vir a ser sentenciada por um magistrado de forma insatisfatória para as partes. É de suma importância o papel do mediador, conciliador e demais auxiliares de justiça na busca da solução de conflitos. Além de esclarecer um meio para o litígio, evidencia uma nova visão a respeito dos institutos da mediação e conciliação, demonstrando os benefícios trazidos que são essenciais na administração do sistema jurídico. Assim, havendo um afastamento da visão de só é realizável a solução de um conflito única e exclusivamente quando houver intervenção do Estado e construindo o entendimento de que a mediação e conciliação contam com procedimentos que procuram acautelar e resolver controvérsias a partir da necessidade e dos interesses das partes. A pesquisa foi produzida através de fontes documentais e bibliográficas, onde foram utilizados os métodos de interpretação hermenêutica, método analítico e comparativo de forma auxiliar.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2244
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Vitória Fernanda Neto Vilela.pdf407,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.