Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2202
Título: | O ensino da constituição federal nas escolas: análise do projeto de lei do senado nº 70/2015 |
Autor(es): | OLIVEIRA, Arthur Henrique Rios Borges |
Palavras-chave: | Constituição federal Educação Sociedade Cidadania |
Data do documento: | 7-Jun-2019 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo abordar sobre o ensino da Constituição Federal no ensino médio, a partir da análise do Projeto de Lei do Senado nº 70/2015, apresentado pelo Senador Romário (PSB/RJ). Torna-se importante discutir como esta matéria pode influenciar na formação de um cidadão mais consciente e com um senso crítico apurado, tema em evidência nos dias atuais, dado que é na escola onde o jovem desenvolve os conhecimentos básicos da vida em sociedade. Neste sentido, através do método indutivo, tal panorama é trabalhado de forma interdisciplinar, valendo-se de pesquisa exploratória sobre as construções teóricas a respeito da educação e de experiências sobre a temática. O artigo analisa o impacto da formação do cidadão e a importância de uma ideia de cidadania consolidada para o convívio em sociedade, a partir da discussão dos valores constitucionais na formação de base, avaliando-se os benefícios trazidos à sociedade e contrapondo-se aos possíveis interesses dos agentes que representam a vontade do Estado. Verifica-se, assim, que o Direito pode ser utilizado como instrumento para contribuir desde cedo na formação cidadã, preparando-se pessoas conscientes e informadas de seus direitos e deveres, aptas a atuar politicamente no efetivo controle do Estado. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2202 |
Aparece nas coleções: | TCC - Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Artigo - Arthur Henrique Rios Borges Oliveira.pdf | 177,51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.