ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2149
Título: O programa de Compliance e o uso do ciclo PDCA na construção de um novo modelo de compras públicas em Jaboatão dos Guararapes
Autor(es): OLIVEIRA, Francisco José Galindo de Medeiros França de
Palavras-chave: Compras públicas
Jaboatão dos Guararapes
Complaince
PDCA
Data do documento: 2-Jun-2019
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a importância das compras públicas no modelo que vem se implementando na Administração Pública, utilizando de mecanismos que aportam teoricamente o campo empresarial, assim como os instrumentos de controle social, ético como o Compliance para a efetivação de medidas anticorrupção. Jaboatão dos Guararapes insere-se no contexto dos governos que passam a se preocupar com a eficiência das compras públicas com o interesse em solucionar problemas do Município, contudo reverbera no que se relaciona ao comprometimento em assegurar a responsabilidade desta atividade. Neste sentido, o objetivo deste estudo volta-se para compreender a dinâmica que vem sendo implementada, assim como a influência na economicidade do Município. O Município aponta para a criação do Programa de Complaince, da mesma forma que toma uso do ciclo de PDCA, aplicando um novo modelo organizacional, instituindo uma responsabilização coletiva dos sujeitos na realização das compras públicas. O estudo investigou o modelo de compras públicas do Jaboatão, os sistemas implementados através do Programa de Complaince, o uso do ciclo de PDCA e como todo este contexto materializa as mudanças necessárias. A metodologia utilizada foi a análise de documentos produzidos pela Secretaria Executiva de Licitações Compras Corporativas e Contratos. Tais documentos não se apresentam em veículo oficial, contudo foi fruto de apresentações sobre os resultados alcançados na gestão pública. Assim, os documentos e publicações acerca deste modelo, ainda caminham para a construção de publicações no sentido de divulgação sobre as mudanças ocorridas. O resultado desta pesquisa, percebeu que as mudanças ocasionadas através da construção do novo modelo de Compras Públicas institui o uso de mecanismos que antes usados apenas em ambientes empresariais, passam a atende à Gestão Pública no que tange a garantia da segurança dos processos, de forma que as atividades se voltam para manter a governança e atender a população.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2149
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CD.pdf140,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.