ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/212
Título: As diferenças de gênero no direito do trabalho: uma análise sobre as dificuldades, conquistas e perspectivas das mulheres no mercado de trabalho
Autor(es): MOTA, Edmilson Vilela da
Palavras-chave: Condições de trabalho
Preconceito e desigualdade
Políticas públicas
Ações afirmativas
Data do documento: Mai-2016
Resumo: Esta monografia é o resultado de um estudo sobre as diferenças de gênero no direito do trabalho no Brasil. Veremos inicialmente a evolução estrutural das relações trabalhistas das mulheres, em razão das péssimas condições de trabalho, como excessivas jornadas e exploração do labor, bem como os seus avanços na classe operária para reivindicar melhorias e o surgimento de direitos que possibilitaram diversos papéis significativos para a ampliação no direito do trabalho. Foram abordadas as evoluções normativas, ressaltando a importância da CLT na história do direito do trabalho brasileiro, garantindo uma técnica de normatização, organização e democratização das relações de trabalho na composição de conflitos laborais com intuito de pacificar as relações sociais entre empregadores e trabalhadores. A importância da OIT, tendo como finalidade precípua de atingir um patamar de igualdade no mundo do trabalho, no intuito de combater a injustiça, a miséria e as privações. Quanto as evoluções Constitucionais no Brasil, falou-se das seis Constituições que resguardaram os direitos das mulheres, de forma lenta e gradual. Formou-se um preconceito e desigualdade na classe trabalhista em relação aos direitos conquistados, pois nada adianta a lei assegurar direitos se não existirem políticas públicas na forma de ações afirmativas para consagrar tais direitos. Por sua vez, foram exemplificados e realizados ao longo do trabalho algumas possíveis soluções através de políticas públicas na forma de ações afirmativas, fazendo com que esse entrave seja solucionado, através desses sistemas que tem como objetivo, resultar em processos de paridade de gênero e adquirir um papel no mercado de trabalho, de forma satisfatória, inteligente e eficaz para um bom desenvolvimento no mercado de trabalho.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/212
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mon. Edmilson Vilela.pdf531,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.