ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2117
Título: Política de educação permanente em saúde no Brasil: a contribuição das comissões permanentes de integração ensino-serviço
Autor(es): FRANÇA, Tânia
MEDEIROS, Katia Rejane de
BELISARIO, Soraia Almeida
GARCIA, Ana Cláudia
PINTO, Isabela Cardoso de Matos
CASTRO, Janete Lima de
PIERANTONI, Célia Regina
Palavras-chave: Educação permanente em saúde
Comissão de integração ensino-serviço
Políticas públicas
Sistema Único de Saúde
Data do documento: 9-Nov-2016
Resumo: O artigo analisa o papel das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) na implementação da Politica de Educação Permanente em Saúde (EPS). Trata-se de estudo multicêntrico de abordagem qualiquantitativa que utilizou questionário on line autoaplicável e entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Os informantes chave foram os responsáveis pela Política de EPS das 27 Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e 7 coordenadores das CIESs das cinco Regiões do Brasil. Os achados apontaram a existência de setor específico de EPS na maioria das SES; alta escolarização, experiência e vínculo estável dos gestores. Quanto às CIESs, constatou-se: existência na maioria dos estados; diversidade de seu processo de criação; composição plural; regularidade de reuniões; boa relação com instituições formadoras; dificuldades na utilização e manejo dos recursos destinados à EPS. O estudo apontou avanços demonstrando a importância dessas instâncias como espaços de negociação, pactuação e desenvolvimento da EPS. Contudo, desafios ainda precisam ser superados para que se consolidem os projetos nas SES fortalecendo a PNEPS.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2117
Aparece nas coleções:Unidade Temática 18



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.