Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2117
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | FRANÇA, Tânia | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Katia Rejane de | - |
dc.contributor.author | BELISARIO, Soraia Almeida | - |
dc.contributor.author | GARCIA, Ana Cláudia | - |
dc.contributor.author | PINTO, Isabela Cardoso de Matos | - |
dc.contributor.author | CASTRO, Janete Lima de | - |
dc.contributor.author | PIERANTONI, Célia Regina | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-02T11:33:49Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-09 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2117 | - |
dc.description | O artigo analisa o papel das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço (CIES) na implementação da Politica de Educação Permanente em Saúde (EPS). Trata-se de estudo multicêntrico de abordagem qualiquantitativa que utilizou questionário on line autoaplicável e entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Os informantes chave foram os responsáveis pela Política de EPS das 27 Secretarias Estaduais de Saúde (SES) e 7 coordenadores das CIESs das cinco Regiões do Brasil. Os achados apontaram a existência de setor específico de EPS na maioria das SES; alta escolarização, experiência e vínculo estável dos gestores. Quanto às CIESs, constatou-se: existência na maioria dos estados; diversidade de seu processo de criação; composição plural; regularidade de reuniões; boa relação com instituições formadoras; dificuldades na utilização e manejo dos recursos destinados à EPS. O estudo apontou avanços demonstrando a importância dessas instâncias como espaços de negociação, pactuação e desenvolvimento da EPS. Contudo, desafios ainda precisam ser superados para que se consolidem os projetos nas SES fortalecendo a PNEPS. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação permanente em saúde | pt_BR |
dc.subject | Comissão de integração ensino-serviço | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Sistema Único de Saúde | pt_BR |
dc.title | Política de educação permanente em saúde no Brasil: a contribuição das comissões permanentes de integração ensino-serviço | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2019-08-03T11:33:49Z | - |
Aparece nas coleções: | Unidade Temática 18 |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Política de Educação Permanente em Saúde no Brasil a contribuição das Comissões Permanentes de Integração Ensino-Serviço..pdf | 255,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.