Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/211
Título: | O Círculo de Diálogo e a Justiça Restaurativa nos Estudos de Paz: Empoderando a Comunidade Escolar na Resolução de Conflitos |
Autor(es): | MAGALHÃES, Raabe Catarine Almeida DOS SANTOS, Gerlienne Maria Farias |
Palavras-chave: | Estudos de Paz Círculo de Diálogo Justiça Restaurativa |
Data do documento: | 2016 |
Resumo: | As práticas dos processos circulares surgem como vertentes da Justiça Restaurativa, como uma nova abordagem para promoção da Cultura de Paz, sendo aplicada em qualquer contexto social. Este trabalho estuda a prática dos círculos de diálogo, uma das técnicas preventivas de conflitos, por meio das abordagens de autores como, Kay Pranis, Marcelo Pelizzoli e Howard Zehr, sobre os avanços destas ferramentas como fomentadoras de agentes transformadores para a paz. A busca é que, por meio da realização dos Círculos de Diálogo, seja possível a criação de um espaço seguro no ambiente escolar, restaurando o diálogo como base para uma comunicação não violenta, empoderando as partes na resolução dos seus conflitos. Este artigo abordará como essa prática foi utilizada dentro de uma escola municipal em João Pessoa (Escola Santa Ângela), bem como as conquistas e dificuldades na implementação dessa ferramenta emancipatória na construção de relacionamentos, tomada de decisão e organização da comunicação em grupo, já que a ideia é de incluir esta técnica preventiva como prática comum na comunidade escolar. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/211 |
Aparece nas coleções: | Anais do III Seminário de RI |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MAGALHAES. DOS SANTOS. O CÍRCULO DE DIÁLOGO E A JUSTIÇA RESTAURATIVA NOS ESTUDOS DE PAZ EMPODERANDO A COMUNIDADE ESCOLAR NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS.pdf | 287,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.