ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2059
Título: Os desafios das mulheres para ruptura do ciclo da violência doméstica: aspectos e repercursões jurídicas do relacionamento abusivo
Autor(es): SILVA, Mayara Cordeiro da
Palavras-chave: Ciclo de violência
Violência doméstica
Relacionamento abusivo
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar quais os aspectos e repercussões jurídicas do relacionamento abusivo que corroboram para manutenção da mulher no ciclo de violência. E a partir dessa perspectiva e utilizando a metodologia bibliográfica, análise de conteúdo e abordagem qualitativa desenvolvemos os seguintes objetivos: 1. Refletir os aspectos culturais, econômicos e psicológicos que submetem a mulher a violência; 2. Apresentar o ciclo de violência e os mecanismos institucionais para o empoderamento da mulher para denunciar; e por fim, 3. Debater os avanços e limitações no campo jurídico que corroboram para violação do direito humano da mulher a uma vida sem violência. Assim, buscamos resposta para seguinte pergunta epistemológica: Quais fatores corroboram para manter a mulher no ciclo de violência? O resultado da pesquisa aponta, que são muitas as dificuldades enfrentadas pelas mulheres vítimas de violência doméstica, dentre as quais, podemos destacar a cultura social na qual a mulher é sempre submetida a uma situação de vulnerabilidade, e ainda a falta de serviço públicos que acolham a mulher e garanta o fortalecimento necessário para a ruptura com o ciclo de violência, mecanismos esses que corroboram para manutenção da mulher no ciclo de violência. O Estado ainda precisa aprimorar os mecanismos para que no enfrentamento a violência doméstica seja realizado atendimentos com foco na redução das desigualdades de gênero.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/2059
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Mayara Cordeiro da Silva.pdf363,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.