ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1905
Título: Testamento vital: o dilema do princípio da dignidade da pessoa humana e sua aplicabilidade no ordenamento jurídico brasileiro.
Autor(es): BEZERRA, Luís Otávio Prazin
Palavras-chave: Regulamentação
Diretivas antecipadas de vontade
Constitucionalidade
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O presente artigo examina de forma minunciosa o debate instaurado entre o instituto do Testamento Vital e o princípio constitucional da dignidade da pessoa humana, com o objetivo de aferir se há máculas ao princípio máximo da Constituição Federal ao regulamentar-se tal instituto, analisando a possibilidade de inclusão e regulamentação do Testamento Vital no ordenamento jurídico brasileiro. É levantado o debate sobre a dignidade da pessoa humana e liberdade de escolha do paciente, ao optar por deixar a morte vir até si de maneira natural e abrir mão dos tratamentos ou procedimentos que lhe prolongariam a vida. O instituto ainda não está regulamentado no país, mas há experiências legislativas ao redor do globo que são bem sucedidas e servem de embasamento para uma possível inserção no ordenamento jurídico pátrio. Devido à lacuna legislativa, o Conselho Federal de Medicina já permite que o paciente registre o seu testamento vital na sua ficha de acompanhamento médico. A pesquisa procedeu-se mediante leitura e análise de livros, artigos científicos, doutrina vigente, legislações nacionais, internacionais e outras fontes do Direito com o objetivo de elucidar e dirimir eventuais conflitos e revelar se o Testamento Vital dispõe ou não de plena eficácia sem ofender os princípios constitucionais.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1905
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Luiz Otávio Prazin Bezerra.pdf416,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.