ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1899
Título: O voto da bancada evangélica na ALEPE no pleito de 2014: análise do pastor Cleiton Collins, presbítero Adalto e Osséssio Silva
Autor(es): SILVA, Leilianne Francielle
Palavras-chave: Sistema político
Federalismo
Instituições
Atores
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: O federalismo e a descentralização presentes na Constituição Federal de 1988 desenham a estrutura política do país. Na organização social e eleitoral se observa a grande influência das instituições, em especial a igreja e a religião, atuam no sistema político determinando a forma, o tipo e como a corrida eleitoral vai se determinar. Traçando as características dos atores políticos selecionados: Pastor Cleiton Collins (PP-PE), Osséssio Silva (PRB-PE) e Adalto Santos (PSB-PE), escolha esta pautada sobre três óticas: representação de variadas igrejas evangélicas, desempenho de suas funções religiosas dentro e fora do cenário legislativo e se autodeclararem evangélicos nas eleições. A pesquisa será feita traçando a abordagem qualitativa pelos dados oficiais da ALEPE e TSE com a revisão bibliográfica sobre estudos sociais e constitucionais através do método sistêmico. Demonstra-se que a bancada evangélica se organiza num conjunto de ideias e doutrinas inspiradas no cristianismo tanto no âmbito político quanto no religioso. O discurso apresenta como cada ator desempenha as suas funções. Estas ideias sempre pautadas pela moral e os bons costumes trazidos na Bíblia. É importante ressaltar que as características de cada parlamentar: profissão; participação em mesas, também corrobora para a sua votação. Em vista disso, o processo de identificação dos atores evangélicos e sua ascensão nos últimos pleitos eleitorais em Pernambuco para o cargo de Deputado Estadual mostram como a sociedade se apresenta.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1899
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Leilianne Francielle Silva.pdf419,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.