ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1868
Título: Crime e loucura: a falta de estrutura e o desafio enfrentado durante o processo de internação no hospital de custódia e tratamento psiquiátrico da Ilha de Itamaracá.
Autor(es): SANTOS, Ialle Yonara de Araújo
Palavras-chave: Hospital de custódia
Alta progressiva
Psiquiatria
Reforma psiquiátrica
Data do documento: 3-Dez-2018
Resumo: O objetivo do estudo é fazer uma análise do Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico da Ilha de Itamaracá (HCTP) e suas condições para acolher, tratar e ressocializar os pacientes portadores de transtornos mentais que estão cumprindo medida de segurança. Assim como o falta de estrutura da instituição e os desafios enfrentados pelos pacientes ao ingressarem nesta unidade prisional. Foi realizado um estudo Hospital Psiquiátrico de Pernambuco, tendo todas as informações obtidas por meio de entrevista com a diretoria. Torna-se claro que esta referida unidade prisional com o intuito de tratar, e reintegrar o paciente que chega ao hospital de custódia, trás um efeito reverso, sendo objeto de punição. Na ótica dos profissionais da área, o HCTP não possibilita a ressocialização, pois não há tratamento nem atividades adequadas para que os pacientes possam ser atendidos de forma especial. Não estando eles aptos para retornar à liberdade e o mais importante, sem reincidência. Entretanto o HCTP continua sendo a exclusão, a prisão perpétua do sistema penal, não existindo resultados satisfatórios que valorizem a integridade física e mental e que promovam a dignidade do custodiado.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1868
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo - Ialle Yonara de Araújo Santos.pdf255,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.