ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1771
Título: Análise bacteriológica de pastel de carne comercializado no município de Caruaru – PE Análise de pastel no município de Caruaru - PE
Autor(es): SILVA FILHO, José Carlos Bernardo da
GOMES, Luana Evelyn dos Santos
Palavras-chave: Vigilância sanitária de alimentos
Manipulação de alimentos
Doenças transmitidas por alimentos
Coliformes
Data do documento: 30-Nov-2018
Resumo: O pastel é um alimento bastante consumido por pessoas devido seu preço e facilidade de ser encontrado. É necessário se preocupar com a qualidade dos alimentos, pois uma má manipulação pode contaminar o alimento podendo levar risco à saúde dos consumidores. Devido a esse fator objetivou-se analisar a qualidade microbiológica dos pasteis comercializados no município. A pesquisa foi realizada entre agosto e setembro de 2018 sendo analisadas 20 amostras de estabelecimentos diferentes, utilizando a técnica dos tubos múltiplos para a identificação de coliformes.Foi realizada a contagem de bactérias heterotróficas para determinar se o alimento estaria ou não apropriado para consumo.De acordo com as normas estabelecidas pela ANVISA, 30% das amostras analisadasapresentavam índice maior que o permitido pela RDC 12 para coliformes termotolerantes e 60% das amostras apresentaram elevado número de bactérias heterotróficas.Com o resultados obtidos pela pesquisa foi observado que alguns estabelecimentos comercializavam o alimento de forma inapropriada para o consumo, sendo necessário os donos de estabelecimentos se adequarem as normas para boas práticas de fabricação e maior fiscalização de autoridades sanitárias para minimizar os ricos a saúdes desses alimentos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1771
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.