ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1742
Título: Perfil nutricional e socioeconômico de crianças com microcefalia oriunda da infecção pelo vírus zika
Autor(es): SILVA, Isabelle Nadine Ribeiro Lacerda
OLIVEIRA, Jaciele Thalia Souza Oliveira
SILVA, Nathália Roberta Ribeiro Lacerda
OLIVEIRA, Flávia Gabrielle Pereira de
Palavras-chave: Zika vírus
Crianças
Estado nutriciona
Data do documento: 20-Dez-2018
Resumo: A Síndrome Congênita do Zika Vírus pode gerar uma série de alterações em crianças, na qual a mãe tenha sido infectada durante o período gestacional. Dentre essas alterações destaca-se a microcefalia, que irá repercutir por toda a vida do portador. Além disso, é uma condição sem tratamento que traz aliada alterações de cunho sensorial, cognitivo, motor, auditivo, visual e do crescimento. A pesquisa teve como objetivo: avaliar o estado nutricional, o consumo alimentar e os fatores socioeconômicos que implicam na alimentação das crianças com microcefalia oriunda da infecção pelo Zika Vírus. O estado nutricional foi avaliado através da antropometria, utilizando balança digital e fita métrica, e os questionários sobre o consumo alimentar e condições socioeconômicas, foram respondidos pelos cuidadores das crianças. Os dados obtidos foram descritos pela técnica de porcentagem e por meio deles foi possível notar que os resultados encontrados apresentaram inadequações das seguintes maneiras: 60% estatura por idade, 50% peso por idade e 40% peso por estatura. Sobre a alimentação 70% tinham uma alimentação inadequada e 60% condições socioeconômicas de risco. Perante os achados é possível interligar os fatores pesquisados com um retardo no desenvolvimento infantil, influenciando negativamente na saúde. Portanto, ressalta-se que a microcefalia associada à alimentação inadequada e baixa condição social é capaz de agravar o estado nutricional de modo expressivo.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1742
Aparece nas coleções:TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PERFIL NUTRICIONAL E SOCIOECONÔMICO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA ORIUNDA DA INFECÇÃO PELO VÍRUS Z.pdf234,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.