ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1724
Título: Previsão de demanda e capacidade de processo através de simulação monte carlo para uma linha de ônibus urbano na cidade de Caruaru-PE
Autor(es): SILVA, Cássia Rebeca Gomes da
LIMA, Suanny Roberta Santiago
SILVA, Wanderson Leonardo de Souza da
Palavras-chave: Simulação Monte Carlo
CEP
Controle de qualidade
Demanda
Ônibus
Data do documento: 10-Dez-2018
Resumo: Este trabalho busca contribuir no estudo de análise de eficiência em uma linha de ônibus urbano, utilizando o método de simulação Monte Carlo e Controle Estatístico de Processo (CEP), sendo possível fazer previsões da demanda de passageiros e quantificar a capacidade, como nível de qualidade do serviço. Seja no meio industrial ou social é possível utilizar as ferramentas de CEP para melhorar cada vez mais os resultados de produção e/ou serviço ao cidadão. Nos dias atuais as simulações computacionais vêm para ajudar a esboçar o mundo real e no caso de linhas de ônibus urbanos, ajudam nas previsões de demandas. Em CEP, os gráficos de limites de controle, visam a identificação e a redução das causas de variabilidade das informações de produção, com intuito de aumentar a qualidade, produtividade e confiabilidade. Desta forma, é apresentado um estudo inicial sobre o tema, que mostra a capacidade do processo da linha de ônibus ao longo de um dia. Foram realizadas sessenta simulações de um, dois e três veículos através de um programa em linguagem C++ onde os dados foram analisados para determinar a capacidade de qualidade nos horário de pico e nos horários de baixa.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1724
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia de Produção



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.