ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1553
Título: Uma análise histórico/sociológica a fim de compreender as origens e possíveis desdobramentos deste fenômeno na realidade brasileira
Autor(es): OLIVEIRA, Bruna Karolina Fernandes de
Palavras-chave: Corrupção
Cidadania
Povo
Data do documento: 27-Jun-2018
Resumo: O presente artigo tem como propósito analisar, dentro do contexto histórico-social em que o Brasil está inserido, os motivos pelos quais o país chegou a níveis tão preocupantes de corrupção, tanto como crime político, quanto como a corrupção de valores éticos enraizada no seio da sociedade brasileira. Por meio de pesquisa da formação social brasileira, o estudo pretende mostrar o povo brasileiro não como um povo mais corrupto que outros, mas como uma população que formou seus conceitos e valores a partir de costumes e práticas em que imperaram os arranjos, conchavos e favores. A pesquisa se faz por meio de uma análise bibliográfica, e através dela, explana os fatores que ao longo da história contribuíram e marcaram consideravelmente a forma de o brasileiro e consequentemente, o político brasileiro, lidar com a gerência do que é público e principalmente lidar com a difícil separação entre o público e o privado. A herança da tradição rural é abordada como base para o desenvolvimento da política patrimonialista, reinante até os dias atuais, e mostra que a vontade despótica dos grandes proprietários não limitava-se às porteiras de suas terras, mas estendia-se aos cargos públicos, onde uma vez ocupados pelos seus familiares, prevaleciam os seus interesses em detrimento dos demais. O fenômeno do Coronelismo é abordado como mais um empecilho ao desenvolvimento da cidadania no Brasil. A vontade dos coronéis imperava em absoluto dentro e fora de suas terras e o status de soberanos atribuído a estes proprietários determinava cargos no governo, garantia de proteção e até mesmo a aplicação de sua própria justiça. Tais fenômenos políticos são mostrados como obstáculos que impossibilitaram a construção de uma sociedade igualitária e cidadã, resultando em fenômenos sociais desencadeadores da corrupção como o “jeitinho brasileiro”.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1553
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Científico - Corrupção.pdf493,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.