ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1521
Título: Cultura do estupro: reflexões a partir das perspectivas feministas do direito sobre o impacto das relações sociais na reprodução das práticas jurídicas
Autor(es): GALVÃO, Ianne Raíssa de Sousa
Palavras-chave: Gênero
Práticas jurídicas
Cultura do estupro
Estupro
Data do documento: 4-Dez-2017
Resumo: O diálogo que fortalece as relações de gênero, a valorização da mulher como pública e dona de sua própria voz ainda encontra óbices na sociedade atual, principalmente ao debater sobre uma violência tão severa quanto o estupro. Como forma de incentivar esses tipos de discussões, esta pesquisa qualitativa problematiza as desigualdades sociais advindas das características atribuídas ao gênero, a posição social ocupada pela mulher, a inferioridade em relação ao homem e a repercussão no âmbito jurídico, especificamente no tocante ao crime de estupro. Deste modo, o objetivo geral deste artigo é analisar a reprodução da cultura do estupro através das decisões judiciais. Tendo como objetivos específicos refletir a partir das discussões de gênero a subordinação social das mulheres, apresentar a cultura do estupro e identificar decisões judiciais que refletem o machismo. A pesquisa qualitativa foi realizada a partir de fontes bibliográfica, documental e de órgãos oficiais, o método é o indutivo, onde se permite considerar casos particulares para chegar aos casos gerais. A partir dessa perspectiva, chegamos a conclusão que o que agrava a situação nos crimes de estupro é a falta de credibilidade da palavra da vítima, que só é validada se seu comportamento social for aceitável a moral e os bons costumes do(a) magistrado(a). Os casos analisados, no marco temporal de 2000 até 2017, demonstraram a perpetuação da cultura machista no âmbito jurídico, consequência da aceitação da sociedade de atitudes machistas que reforçam a submissão da mulher. Ocasionando assim, que muitas mulheres tenham medo e vergonha de denunciar as agressões, apenas 10% das mulheres vítimas de estupro recorrem ao judiciário, pois não possuem a certeza que a justiça será feita.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1521
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CULTURA DO ESTUPRO.pdf426,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.