ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1450
Título: Principais sintomas clínicos associados aos efeitos tóxicos da terapia antineoplásica para o câncer de mama em centro de oncologia de Caruaru-PE
Autor(es): FRANÇA, Ana Caroline de Brito
CARNEIRO, Rayssa Almeida
SILVA, Sabryna Aleadynah Barbosa da
Palavras-chave: Antineoplásicos
Neoplasias da mama
Efeitos colaterais
Reações adversas relacionados a medicamentos
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: Introdução: um maior conhecimento dos efeitos adversos em resposta a diferentes protocolos comumente utilizados em terapia antineoplásica do câncer de mama permitirá uma melhor definição dos principais efeitos apresentados, permitindo assim desenvolvimento de estratégias e condutas que minimizem esses efeitos. Objetivo: avaliar os principais sintomas clínicos associados aos efeitos tóxicos da terapia antineoplásica em mulheres com câncer de mama de um centro de tratamento oncológico na cidade de Caruaru/PE. Metodologia: trata-se de um estudo analítico e transversal de abordagem quantitativa, realizado entre os meses de setembro a dezembro de 2017, cuja fonte de dados foi os prontuários médicos das pacientes e aplicação de questionário às mulheres incluídas. Resultados: a maioria da amostra foi composta por mulheres com idade entre 41 a 50 anos (28,6%). O tipo histológico mais frequente foi o carcinoma ductal invasivo, observado em 88,6% e o protocolo mais utilizado foi o Doxorrubicina, Ciclofosfamida e Paclitaxel. A alopecia (91,4%) foi o principal evento adverso observado nas pacientes. Conclusão: a alopecia se apresenta como o efeito adverso mais frequentes durante a quimioterapia oncológica, onde o protocolo Carboplatina e Paclitaxel expressou esse efeito em maior proporção. Náuseas, vômitos e cansaço físico foram os sintomas mais comuns entre as pacientes estudadas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1450
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo 11-04.pdf416,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.