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Título: Construção de modelo lógico e a teoria do programa: uma proposta para o programa saúde na escola (PSE).
Autor(es): SILVA, Nathália França da
GOMES, Rafaela Torres
SOUZA, Thâmara Silva Bezerra de
Palavras-chave: Programa saúde na escola
Modelo lógico
Avaliação em saúde
Data do documento: 30-Jun-2018
Resumo: O Programa Saúde nas Escolas (PSE), lançado pelo Ministério da saúde (MS) em 2007, visa garantir as ações em saúde aos estudantes da rede pública de ensino. O PSE objetiva contribuir para que a escola e a comunidade em que está inserida se tornem ambientes que favoreçam ao desenvolvimento físico, mental e social dos escolares. O objetivo deste artigo foi construir um modelo lógico (ML) do PSE no âmbito municipal, considerando esta ferramenta importante para o processo avaliativo dos programas e serviço de saúde. Foi realizada pesquisa em documentos produzidos pelo MS, e com informantes-chaves da gestão local, a fim de conhecer a organização do município de Caruaru para desenvolvimento das ações do Programa Saúde na Escola. A elaboração do ML deu-se em 2 etapas, resposta a 12 “perguntas-chave” para modelagem de programas, e construção do ML do PSE com base em duas referências em modelagem de programas: Bezerra, et al.1 e Cassiolato, et al.2 O ML mostra-se útil como uma ferramenta para gestão, com papel fundamental de explicar o PSE de forma clara e prática a estratégia do PSE.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1422
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