ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1361
Título: Estratégias de marketing em academias de musculação do Brasil: uma revisão narrativa
Autor(es): LIRA, Arthur
SILVA, Erik
CAMPOS, Lucas
Palavras-chave: Marketing
Esporte
Estratégias de marketing
Mercado fitness
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: O presente estudo busca caracterizar as principais estratégias de marketing utilizadas por academias de musculação de médio e grande porte do Brasil, no sentido de contribuir com o debate e com a criação/surgimento de novas propostas que levem em consideração aspectos importantes do marketing, tais como retenção e fidelização. Métodos: Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa realizada com os principais artigos publicados entre 2000 e 2017. A pesquisa foi realizada nos bancos de dados eletrônicos: Scielo, EBSCOhost e Google Acadêmico, utilizando as seguintes palavras-chave na língua portuguesa: “marketing”, “esporte”, “estratégias de marketing”, “mercado fitness”. Resultados: Dentre as principais estratégias de marketing encontradas nos estudos, estão fatores relacionados a divulgação de produtos e serviços através de cartazes e outdoors, manutenção de contato com o cliente através de redes sociais, atendimento e prestação de serviço com qualidade. Conclusão: Academias que utilizam estratégias de marketing tendem a possuir uma maior fidelização e retenção de clientes, principalmente através de um serviço prestado com qualidade.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1361
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.