ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1356
Título: Efeitos da suplementação de cafeína sobre o desempenho da força no teste de uma repetição máxima: uma revisão narrativa
Autor(es): LIRA, Heber Alexsander Alves de
MELO, Leylanne Suellen Rodrigues de
MATHIAS, Thâmara Rodrigues de Melo
Palavras-chave: Cafeína
Exercício
Força muscular
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão narrativa sobre os efeitos da suplementação com cafeína no desempenho da força máxima, durante o teste de uma repetição máxima (1RM). A revisão foi conduzida nas bases de dados PubMed, LILACS, Google scholar, MEDLINE e SciELO; que consistiu em três etapas: busca nas bases de dados; seleção e identificação dos artigos e extração dos dados dos estudos incluídos. Mediante consulta ao MeSH e DeCS, foram utilizados os seguintes descritores: cafeína, exercício e força muscular. Estabeleceu-se como critérios de inclusão: estudos originais, com seres humanos, adultos jovens, de ambos os sexos que tenham utilizado o teste de 1RM para a avaliação da força associado ao uso de cafeína. Dos doze artigos incluídos foram analisas respostas em ambos os sexos; ativos e inativos fisicamente; com dosagem de cafeína variando entre 1,3 e 6 mg/kg; e, com exercícios multiarticulares tanto para inferior como superior do corpo. Seis estudos verificaram aumento na força com o uso da cafeína, ao passo que seis estudos não observaram diferenças significativas. Em conclusão, a suplementação da cafeína não afeta o desempenho da força no teste de 1RM, tendo em vista que a maior parte dos estudos não verificou efeitos positivos.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1356
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artg 02-10-2017- Revisado - Normas.pdf400,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.