Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1353
Título: | O nível de conhecimento metodológico dos treinadores de badminton em Pernambuco |
Autor(es): | SIQUEIRA, Augusto César Silva NASCIMENTO, Indiamara Lúcio do SILVA, Johnny Everton de Oliveira AZEVEDO, Paulo Fernando Valois de |
Palavras-chave: | Conhecimento Treinadores Esportes Métodos Planejamento |
Data do documento: | 31-Dez-2017 |
Resumo: | O objetivo do presente estudo foi analisar o nível do conhecimento dos treinadores de Badminton do Estado de Pernambuco em relação às metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento e o planejamento de treino. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa com os treinadores de Badminton do Estado de Pernambuco. Os mesmos deveriam ser graduados em Educação Física (plena, bacharelado ou licenciatura) e contratado como treinador de Badminton em entidades públicas ou privadas. A avaliação do nível de conhecimento foi feita de duas formas: utilizando uma escala Likert e pela Análise Temática de Conteúdo. Foram analisadas as divergências e convergências de cada variável e, posteriormente, os treinadores foram divididos em Competentes e Não Competentes. O índice Kappa foi utilizado para medir a concordância entre as respostas pela escala Likert e pela Análise Temática de Conteúdo, utilizando o IBM SPSS versão 22 para Windows. Em todas as variáveis, a maioria dos treinadores se intitulou como competente, porém, após a análise das entrevistas, foram encontradas discrepâncias. A maior delas foi em relação ao Planejamento de Treino (kappa=0), em que todos os treinadores haviam se percebido competentes, mas após a entrevista, houve uma queda para quase metade (55,6%). Os resultados também foram discrepantes em relação ao conhecimento dos métodos de ensino (Analítico [kappa=0,26], Global [kappa=0,286] e Misto [kappa=0,27]). Verificou-se que os treinadores possuem um nível de conhecimento acerca dos métodos de ensino, bem como o planejamento de treino, insuficiente. Sugere-se a realização de novos estudos voltados ao ensino do treinamento esportivo, abrangendo outras áreas de competência para uma melhor formação profissional. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1353 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O NÍVEL DE CONHECIMENTO METODOLÓGICO DOS TREINADORES DE BADMINTON EM PERNAMBUCO.pdf | 350,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.