Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1353
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SIQUEIRA, Augusto César Silva | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Indiamara Lúcio do | - |
dc.contributor.author | SILVA, Johnny Everton de Oliveira | - |
dc.contributor.author | AZEVEDO, Paulo Fernando Valois de | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T19:20:33Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1353 | - |
dc.description | O objetivo do presente estudo foi analisar o nível do conhecimento dos treinadores de Badminton do Estado de Pernambuco em relação às metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento e o planejamento de treino. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa com os treinadores de Badminton do Estado de Pernambuco. Os mesmos deveriam ser graduados em Educação Física (plena, bacharelado ou licenciatura) e contratado como treinador de Badminton em entidades públicas ou privadas. A avaliação do nível de conhecimento foi feita de duas formas: utilizando uma escala Likert e pela Análise Temática de Conteúdo. Foram analisadas as divergências e convergências de cada variável e, posteriormente, os treinadores foram divididos em Competentes e Não Competentes. O índice Kappa foi utilizado para medir a concordância entre as respostas pela escala Likert e pela Análise Temática de Conteúdo, utilizando o IBM SPSS versão 22 para Windows. Em todas as variáveis, a maioria dos treinadores se intitulou como competente, porém, após a análise das entrevistas, foram encontradas discrepâncias. A maior delas foi em relação ao Planejamento de Treino (kappa=0), em que todos os treinadores haviam se percebido competentes, mas após a entrevista, houve uma queda para quase metade (55,6%). Os resultados também foram discrepantes em relação ao conhecimento dos métodos de ensino (Analítico [kappa=0,26], Global [kappa=0,286] e Misto [kappa=0,27]). Verificou-se que os treinadores possuem um nível de conhecimento acerca dos métodos de ensino, bem como o planejamento de treino, insuficiente. Sugere-se a realização de novos estudos voltados ao ensino do treinamento esportivo, abrangendo outras áreas de competência para uma melhor formação profissional. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Treinadores | pt_BR |
dc.subject | Esportes | pt_BR |
dc.subject | Métodos | pt_BR |
dc.subject | Planejamento | pt_BR |
dc.title | O nível de conhecimento metodológico dos treinadores de badminton em Pernambuco | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | 365 | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2019-06-04T19:20:33Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física - Bacharelado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
O NÍVEL DE CONHECIMENTO METODOLÓGICO DOS TREINADORES DE BADMINTON EM PERNAMBUCO.pdf | 350,83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.