ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSIQUEIRA, Augusto César Silva-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Indiamara Lúcio do-
dc.contributor.authorSILVA, Johnny Everton de Oliveira-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Paulo Fernando Valois de-
dc.date.accessioned2018-06-04T19:20:33Z-
dc.date.issued2017-12-31-
dc.identifier.urihttp://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1353-
dc.descriptionO objetivo do presente estudo foi analisar o nível do conhecimento dos treinadores de Badminton do Estado de Pernambuco em relação às metodologias de ensino-aprendizagem-treinamento e o planejamento de treino. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa com os treinadores de Badminton do Estado de Pernambuco. Os mesmos deveriam ser graduados em Educação Física (plena, bacharelado ou licenciatura) e contratado como treinador de Badminton em entidades públicas ou privadas. A avaliação do nível de conhecimento foi feita de duas formas: utilizando uma escala Likert e pela Análise Temática de Conteúdo. Foram analisadas as divergências e convergências de cada variável e, posteriormente, os treinadores foram divididos em Competentes e Não Competentes. O índice Kappa foi utilizado para medir a concordância entre as respostas pela escala Likert e pela Análise Temática de Conteúdo, utilizando o IBM SPSS versão 22 para Windows. Em todas as variáveis, a maioria dos treinadores se intitulou como competente, porém, após a análise das entrevistas, foram encontradas discrepâncias. A maior delas foi em relação ao Planejamento de Treino (kappa=0), em que todos os treinadores haviam se percebido competentes, mas após a entrevista, houve uma queda para quase metade (55,6%). Os resultados também foram discrepantes em relação ao conhecimento dos métodos de ensino (Analítico [kappa=0,26], Global [kappa=0,286] e Misto [kappa=0,27]). Verificou-se que os treinadores possuem um nível de conhecimento acerca dos métodos de ensino, bem como o planejamento de treino, insuficiente. Sugere-se a realização de novos estudos voltados ao ensino do treinamento esportivo, abrangendo outras áreas de competência para uma melhor formação profissional.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectTreinadorespt_BR
dc.subjectEsportespt_BR
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleO nível de conhecimento metodológico dos treinadores de badminton em Pernambucopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.embargo.terms365pt_BR
dc.embargo.lift2019-06-04T19:20:33Z-
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O NÍVEL DE CONHECIMENTO METODOLÓGICO DOS TREINADORES DE BADMINTON EM PERNAMBUCO.pdf350,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.