ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1321
Título: Keep on singin’ our stripped artpop: as grandes divas e o caráter político social da música pop anglo-americana nas relações internacionais
Autor(es): CUNHA, Dorgival Marques da
OLIVEIRA, Thales Silva de
Palavras-chave: Divas pop
Música
Política internacional
Data do documento: 17-Nov-2017
Resumo: Este artigo visa fazer uma análise do caráter político da música pop nas Relações Internacionais, através do viés pós-moderno dos estudos da disciplina, do fazer político entre outras questões. Estabelece-se como foco deste estudo as denominadas divas pop anglo-saxônicas, afim de entender como pautas sociais são levantadas em suas canções, promovendo atenção para questões como gênero, direitos LGBTTQI, racismo e refúgio, assim como também de influenciar opiniões. Pretende-se com isso avaliar, por fim, o papel destas mulheres nas Relações Internacionais, no fazer político e no engajamento da opinião pública como um ator das Relações Internacionais. O artigo estabelece como foco as cantoras Christina Aguilera, Lady Gaga e M.I.A., tendo sido estas escolhidas a partir de categorias que abrangessem uma variedade de pautas políticas contemporâneas das Relações Internacionais. A partir destes exemplos de caso, visa-se elencar como pautas sociais estão sendo incorporadas à musicalidade pop no sentido de contribuir para o fazer político frente a tais questões.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1321
Aparece nas coleções:TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARQUES_ SILVA. Keep On Singing Our Stripped ArtPop. 2017.pdf643,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.