ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1258
Título: O xadrez nas aulas de educação física escolar: desenvolvendo o domínio cognitivo
Autor(es): SANCHEZ, Jefferson da Silva
RIBEIRO, John Michael de Araújo
SILVA, Vitor Wendell Bezerra
Palavras-chave: Xadrez
Cognição
Educação física escolar
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do xadrez nas aulas de educação física escolar para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Para tanto, foi realizado um estudo de revisão da literatura sobre o papel do xadrez no auxílio do desenvolvimento do domínio cognitivo e caracterizar o xadrez como uma ferramenta pedagógica nas aulas de educação física. A origem do xadrez é incerta, existindo algumas vertentes que tratam da concepção do jogo de tabuleiro. No entanto, alguns autores sugerem que homens viajantes chegaram na europa trazendo o jogo. O xadrez utilizado nas aulas de educação física escolar de forma lúdica ou de competição propícia aos alunos um melhor aprendizado, com possibilidade de interação entre os alunos e contribuindo também para o desenvolvimento de elementos cognitivos, tais como: raciocínio lógico, concentração e memória. Após consulta análise da literatura, pode-se concluir que o jogo xadrez pode ser eficaz na melhoria de algumas variáveis cognitivas, dentre elas: a memória, o raciocínio lógico e a concentração. Esses resultados demonstram a necessidade dos professores de educação física utilizarem o jogo de xadrez nas aulas de educação física escolar. Nesse sentido, torna-se interessante que esse conteúdo também seja ampliado na formação de professores de educação física nas instituições de ensino superior.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1258
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física – Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artigo 100.1 para revisão e passar para o cd (1).pdf144,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.