Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1258
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | SANCHEZ, Jefferson da Silva | - |
dc.contributor.author | RIBEIRO, John Michael de Araújo | - |
dc.contributor.author | SILVA, Vitor Wendell Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-26T19:06:47Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-30 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1258 | - |
dc.description | O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições do xadrez nas aulas de educação física escolar para o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Para tanto, foi realizado um estudo de revisão da literatura sobre o papel do xadrez no auxílio do desenvolvimento do domínio cognitivo e caracterizar o xadrez como uma ferramenta pedagógica nas aulas de educação física. A origem do xadrez é incerta, existindo algumas vertentes que tratam da concepção do jogo de tabuleiro. No entanto, alguns autores sugerem que homens viajantes chegaram na europa trazendo o jogo. O xadrez utilizado nas aulas de educação física escolar de forma lúdica ou de competição propícia aos alunos um melhor aprendizado, com possibilidade de interação entre os alunos e contribuindo também para o desenvolvimento de elementos cognitivos, tais como: raciocínio lógico, concentração e memória. Após consulta análise da literatura, pode-se concluir que o jogo xadrez pode ser eficaz na melhoria de algumas variáveis cognitivas, dentre elas: a memória, o raciocínio lógico e a concentração. Esses resultados demonstram a necessidade dos professores de educação física utilizarem o jogo de xadrez nas aulas de educação física escolar. Nesse sentido, torna-se interessante que esse conteúdo também seja ampliado na formação de professores de educação física nas instituições de ensino superior. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Xadrez | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.title | O xadrez nas aulas de educação física escolar: desenvolvendo o domínio cognitivo | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
dc.embargo.lift | 2018-04-27T19:06:47Z | - |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física – Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
artigo 100.1 para revisão e passar para o cd (1).pdf | 144,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.