Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1252
Título: | Ergonomia do mobiliário escolar: qual o papel do professor de educação física na profilaxia de dores musculoesqueléticas? |
Autor(es): | SILVA, Wallace Bruno Batista da |
Palavras-chave: | Ergonomia Dores osteomusculares Escola |
Data do documento: | 30-Dez-2017 |
Resumo: | A inadequação ergonômica pode gerar inúmeros distúrbios musculoesqueléticos, principalmente no ambiente escolar. Objetivou-se Analisar o papel do professor de Educação Física na adequação postural ao mobiliário escolar e prevenção de dores musculoesqueléticas. Por meio de uma revisão de literatura narrativa analisou-se: artigos, livros, dissertações, teses e regulamentações nos idiomas português e inglês. Para isso foram referenciados os descritores em português: Educação Física, Ergonomia, Mobiliário Escolar e Dor Musculoesquelética, o estudo foi realizado no período de fevereiro a dezembro de 2016. Adquirir um mobiliário que atenda às necessidades ergonômicas dos estudantes é uma tarefa difícil, assim como a utilização adequada pelos estudantes, neste contexto o professor de Educação Física se mostra como o profissional capacitado para orientar sobre a utilização ergonômica desse material na escola. Conclui-se que o professor de Educação Física é o profissional mais próximo dos escolares que legalmente e legitimamente pode proporcionar profilaxia de dores musculoesqueléticas. |
URI: | http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1252 |
Aparece nas coleções: | TCC - Educação Física – Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Ergonomia do mobiliário escolar qual o papel do professor de Educação Física na profilaxia de dor.pdf | 232,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.