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Título: Ergonomia do mobiliário escolar: qual o papel do professor de educação física na profilaxia de dores musculoesqueléticas?
Autor(es): SILVA, Wallace Bruno Batista da
Palavras-chave: Ergonomia
Dores osteomusculares
Escola
Data do documento: 30-Dez-2017
Resumo: A inadequação ergonômica pode gerar inúmeros distúrbios musculoesqueléticos, principalmente no ambiente escolar. Objetivou-se Analisar o papel do professor de Educação Física na adequação postural ao mobiliário escolar e prevenção de dores musculoesqueléticas. Por meio de uma revisão de literatura narrativa analisou-se: artigos, livros, dissertações, teses e regulamentações nos idiomas português e inglês. Para isso foram referenciados os descritores em português: Educação Física, Ergonomia, Mobiliário Escolar e Dor Musculoesquelética, o estudo foi realizado no período de fevereiro a dezembro de 2016. Adquirir um mobiliário que atenda às necessidades ergonômicas dos estudantes é uma tarefa difícil, assim como a utilização adequada pelos estudantes, neste contexto o professor de Educação Física se mostra como o profissional capacitado para orientar sobre a utilização ergonômica desse material na escola. Conclui-se que o professor de Educação Física é o profissional mais próximo dos escolares que legalmente e legitimamente pode proporcionar profilaxia de dores musculoesqueléticas.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1252
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