ASCES

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1197
Título: Violência contra a mulher de diferentes classes socias no âmbito doméstico e familiar atrelada a raça.
Autor(es): THAUMATURGO, Morgana Natálya Santos
Palavras-chave: Patriarcado
Gênero
Violência familiar
Lei Maria da Penha
Data do documento: 29-Nov-2017
Resumo: O presente trabalho contribui para apresentar e ampliar um importante debate sobre crimes contra mulheres no Brasil, o principal objetivo é demonstrar inúmeros casos de violência contra a mulher, abordada pela Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha), porque traz em seu bojo uma problematização de como essa violência se dá no âmbito doméstico e familiar, tendo ou não vínculos afetivos, bem como a violência de gênero atrelada à raça, em diferentes classes sociais. Com importante relevância não só na esfera jurídica penal, mas em estabelecer mecanismos de defesa para mulher, previstos em normas e políticas públicas. Analisar o modelo patriarcal persistente até a contemporaneidade, de modo que as mulheres tenham voz ativa e coragem para denunciar, pois é um crime silencioso, e que a exposição destas vítimas acarreta consequências gravíssimas, transformando estas mulheres em pessoas indefesas, impotentes, submissas pelo medo, ameaçadas, agredidas, às vezes lhe custando até a vida. Dados estatísticos e o estudo de casos foram utilizados para mostrar os índices de violência e a falhas na sistematização através da Lei Maria da Penha, que tem por finalidade proporcionar uma igualdade de gênero a partir da desigualdade, podendo ser também atrelada à violência de gênero e raça e classes econômicas diferentes.
URI: http://repositorio.asces.edu.br/handle/123456789/1197
Aparece nas coleções:TCC - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER DE DIFERENTES CLASSES SOCIAS NO ÂMBITO DOMÉSTICO E FAMILIAR ATRELADA A RAÇA..pdf511,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.